Lula cancelou jantar em Paris com príncipe herdeiro da Arábia Saudita
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não comparecer a um jantar oferecido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, em Paris, na última sexta-feira (23). Esse encontro seria o encerramento da agenda do presidente na capital francesa, que incluiu sua participação na cúpula do Novo Pacto de Financiamento Global, organizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
Oficialmente, a assessoria de Lula justificou o cancelamento do compromisso devido ao cansaço do presidente, decorrente de sua agenda intensa nos últimos dias desde que iniciou a viagem oficial pela Europa, começando pela Itália.
No entanto, uma fonte do governo informou à correspondente da CNN, Priscila Yazbek, que a possibilidade de o encontro repercutir negativamente incentivou a mudança na agenda.
O presidente Lula da Silva explicou, em uma entrevista coletiva em Paris no sábado (24), o cancelamento repentino do jantar com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que estava programado para a noite de sexta-feira. Segundo Lula, a decisão de cancelar o compromisso não foi motivada por medo de possíveis repercussões negativas.
Em relação ao ano de 2021,herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman presenteou presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michele Bolsonaro com um conjunto de joias.