
Lula celebra dois anos de governo e destaca avanços sociais e econômicos
Presidente apresenta balanço da gestão, ressaltando combate à fome, crescimento econômico e investimentos em educação e saúde
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, nesta quinta-feira (3/4), o evento “O Brasil dando a volta por cima”, no qual apresenta um balanço dos dois primeiros anos de sua gestão. A solenidade acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 10h, reunindo ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil.
Antes do evento, Lula se encontrou com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e o secretário de imprensa Laércio Portela para alinhar os detalhes do discurso.
De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente pretende enfatizar a reconstrução de políticas públicas que, segundo o governo, ajudaram a recuperar a economia, reduzir a fome e a pobreza, além de ampliar o acesso ao emprego e fortalecer áreas essenciais como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores.
Entre os principais destaques, Lula deve mencionar a expansão do programa Farmácia Popular, a criação do Pé-de-Meia, que beneficia cerca de 4 milhões de estudantes, além do investimento de R$ 1,8 trilhão no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil a partir de 2026.
Além de relembrar as principais entregas desde 2023, o presidente também deve antecipar novos projetos para este e o próximo ano.
O evento acontece em meio a um cenário desafiador para o governo, um dia após a pesquisa Genial/Quaest apontar que a reprovação de Lula atingiu 56%, enquanto 41% dos entrevistados aprovam sua gestão. Diante disso, o presidente busca reforçar sua narrativa de avanços e conquistas para reverter o desgaste político e melhorar sua imagem perante a população.