Lula chega à África do Sul para reunião do Brics
O presidente Lula da Silva (PT) desembarcou nesta segunda-feira, 21 , na capital da África do Sul, Joanesburgo, para uma semana no continente africano. na terça-feira (22), Lula inicia o roteiro diplomático na cúpula do Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia , China e África do Sul.
Três temas devem ser focados no encontro: o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, a adesão de novos integrantes ao bloco econômico e a possibilidade de negociações bilaterais em moeda local – medida para evitar a dependência do dólar no mercado internacional. Estão previstas 170 reuniões; entre elas, 20 são ministeriais. O presidente russo, Vladimir Putin, participará remotamente do evento porque é alvo de um mandado de prisão pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). Como a África do Sul é signatária do TPI, haveria a possibilidade de prisão de Putin.
Agendas em três países reforçam o compromisso do Brasil em ampliar alianças com o continente africano. Além da Cúpula do Brics, Lula faz uma visita de Estado a Angola e participa da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe. A 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics será a primeira a ser realizada de forma presencial desde o início da pandemia de Covid-19. Na terça, os líderes participarão de um fórum empresarial, e depois farão um retiro, um evento apenas com os chefes de Estado e governo e os respectivos ministros das Relações Exteriores. Já na quarta-feira, 23, acontece a reunião de cúpula entre os líderes do bloco, em duas sessões. No dia seguinte, 24, na última etapa do evento, ocorre o encontro estendido com os países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, em sua maioria chefes de Estado e governos de nações interessadas em ingressar no bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.