Lula chega a Nova Délhi, na Índia, para participar da cúpula do G20

Lula chega a Nova Délhi, na Índia, para participar da cúpula do G20


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordará na cúpula do G20 temas importantes, como desenvolvimento sustentável e combate à desigualdade, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Além disso, o presidente irá reforçar a defesa pelo fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.

A programação do encontro inclui três reuniões temáticas com os seguintes temas:

  1. Preservação do planeta: desenvolvimento verde e sustentável, meio ambiente e clima, estilos de vida sustentáveis, transições energéticas e “global net zero”;
  2. Proteção de nossas pessoas: crescimento inclusivo, progressos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), saúde, educação e desenvolvimento liderado por mulheres;
  3. Promoção de um futuro melhor: transformações tecnológicas, infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego.

O G20 tem a expectativa de criar um grupo de trabalho sobre empoderamento das mulheres e de confirmar a adesão da União Africana como membro pleno do bloco. Atualmente, integram o G20 os seguintes países e a União Europeia:

  1. África do Sul
  2. Alemanha
  3. Arábia Saudita
  4. Argentina
  5. Austrália
  6. Brasil
  7. Canadá
  8. China
  9. Coreia do Sul
  10. Estados Unidos
  11. França
  12. Índia
  13. Indonésia
  14. Itália
  15. Japão
  16. México
  17. Reino Unido
  18. Rússia
  19. Turquia
  20. União Europeia

O Brasil assumirá a presidência do G20 de dezembro deste ano a novembro de 2024, e a cidade do Rio de Janeiro sediará a cúpula do grupo no próximo ano.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias