Lula chega a Nova Délhi, na Índia, para participar da cúpula do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordará na cúpula do G20 temas importantes, como desenvolvimento sustentável e combate à desigualdade, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Além disso, o presidente irá reforçar a defesa pelo fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.
A programação do encontro inclui três reuniões temáticas com os seguintes temas:
- Preservação do planeta: desenvolvimento verde e sustentável, meio ambiente e clima, estilos de vida sustentáveis, transições energéticas e “global net zero”;
- Proteção de nossas pessoas: crescimento inclusivo, progressos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), saúde, educação e desenvolvimento liderado por mulheres;
- Promoção de um futuro melhor: transformações tecnológicas, infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego.
O G20 tem a expectativa de criar um grupo de trabalho sobre empoderamento das mulheres e de confirmar a adesão da União Africana como membro pleno do bloco. Atualmente, integram o G20 os seguintes países e a União Europeia:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- União Europeia
O Brasil assumirá a presidência do G20 de dezembro deste ano a novembro de 2024, e a cidade do Rio de Janeiro sediará a cúpula do grupo no próximo ano.