Lula comemora vitória da esquerda na França: ‘Demonstração de grandeza’

Lula comemora vitória da esquerda na França: ‘Demonstração de grandeza’

Lideranças parlamentares do Brasil e mundiais também se celebraram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou no domingo, dia 7, os resultados das eleições legislativas na França. A aliança de esquerda Nova Frente Popular (NFP) liderou a apuração, superando os partidos de centro e extrema-direita.

A NFP conquistou cerca de 190 dos 577 assentos da Assembleia Nacional (câmara baixa), enquanto a aliança de centro-direita do presidente Emmanuel Macron ficou com aproximadamente 160, e o partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional (RN) e seus aliados obtiveram mais de 140 cadeiras.

“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

“Triunfo significativo para a coalizão de esquerda e centro, que se uniu para resistir ao avanço da extrema direita. Liderados por figuras influentes como os jogadores de futebol Mbappé e Rai, os eleitores franceses reafirmaram seu compromisso com os valores democráticos, defendendo o país contra o neofascismo. Esta união do mundo democrático reflete uma resistência coesa contra forças que ameaçam os pilares do estado democrático de direito”, disse o deputado José Guimarães, vice-presidente do PT e líder do governo na Câmara dos Deputados.

O líder do governo Lula no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, também comemorou a vitória da esquerda. “Vive la France! Vive la République! Vive la Democratie!”, publicou nas redes sociais.

O deputado federal e ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que a eleição francesa impediu a extrema-direita de chegar ao poder. “Bora formar um governo progressista na França!”, sugeriu.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, também comemorou a vitória na rede social X: “As urnas demonstram mais uma vez o fracasso das políticas neoliberais e anti-populares que vinham sendo implantadas pelos conservadores. Que o novo governo seja o início de um novo tempo para a França. E parabéns ao companheiro Melanchon, da França Insubmissa, que liderou esse processo”, escreveu.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags