Lula condecora Janja, Zanin e aliados com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco

Lula condecora Janja, Zanin e aliados com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco à primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva e ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-advogado do presidente nos processos relacionados à Operação Lava Jato. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21).

Janja, casada com Lula desde maio de 2022, tem sido uma influente conselheira do presidente, causando desconforto entre ministros da Esplanada, que a apelidaram de “algoritmo” do presidente. O grau concedido a ela e a Zanin é o mais elevado da Ordem do Rio Branco, destinada a reconhecer “serviços meritórios e virtudes cívicas”.

Além de Janja e Zanin, outros aliados de Lula foram homenageados com diferentes graus da Ordem, incluindo o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, e José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados. A lista de homenageados também abrange militares, servidores do Executivo, a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann, o presidente da Petrobras Jean Paul Prates, entre outros.

A Ordem do Rio Branco, estabelecida em 1963, presta homenagem ao patrono da diplomacia brasileira e possui cinco graus, sendo a Grã-Cruz o mais alto. Como presidente, Lula é o Grão-Mestre da ordem.

O Diário Oficial também registrou a concessão póstuma dos títulos de comendador da Ordem do Rio Branco ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, assassinados em junho de 2022. As cantoras Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee também foram homenageadas postumamente com a mesma distinção.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias