Lula confirma revéillon em ‘praia privativa’ controlada pelas Forças Armadas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que passará o réveillon em uma praia no Rio de Janeiro, mais especificamente na Restinga de Marambaia, uma área controlada pelas Forças Armadas. Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, devem chegar ao local nesta terça-feira, 26, com retorno a Brasília programado para 3 de janeiro.
A Restinga de Marambaia é uma área privativa no litoral fluminense administrada pela Marinha, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira (FAB), sendo de acesso restrito devido à sua natureza militar. A região abriga uma unidade de treinamento de fuzileiros navais.
Inicialmente, o presidente considerou a base naval de Aratu, na Bahia, como opção para a virada do ano, local que já foi sua escolha em períodos de descanso durante seus dois primeiros mandatos. No entanto, após passar outras folgas na região durante o Carnaval e Corpus Christi, optou pela Restinga de Marambaia para a celebração do réveillon.
Vale ressaltar que essa área militar já foi utilizada como ponto de descanso presidencial por outros líderes, como Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Desde a redemocratização, paraísos tropicais na Bahia e no Rio de Janeiro tornaram-se destinos preferidos dos presidentes para períodos de descanso.