Lula convida líder militar venezuelano alvo de sanções EUA para reunião

Lula convida líder militar venezuelano alvo de sanções EUA para reunião

Durante um evento da Cúpula da Amazônia, realizado em Belém, no Pará, o Ministro do Interior da Venezuela, Remigio Ceballos, recebeu um convite do Governo Lula para visitar o Brasil. O convite foi assinado pelo Ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino. No entanto, é importante destacar que Ceballos é alvo de sanções por parte dos Estados Unidos e países da União Europeia devido ao seu papel de apoio à ditadura de Nicolás Maduro.

O objetivo da visita e da reunião preparatória, marcada para o dia 7 de agosto, é promover um diálogo mais aprofundado entre as autoridades de segurança pública dos países amazônicos, membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Em 2019, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos incluiu o almirante Ceballos em uma lista de pessoas com bens bloqueados, juntamente com outras quatro autoridades venezuelanas. A justificativa para as sanções foi o seu envolvimento em nome do regime de Maduro, que é acusado de corrupção e violações dos direitos humanos.

Vale mencionar que os governos do Canadá, Reino Unido e a União Europeia também endossaram as sanções contra Ceballos. Essas ações levaram à expulsão da embaixadora da UE pela Venezuela em retaliação às sanções impostas contra funcionários venezuelanos em 2021.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags