Lula defende ladrão de farmácia e Padaria
“Filhos de milhões e milhões de brasileiros muitas vezes são presos e violentados porque entraram em uma padaria e roubaram um pãozinho… porque entraram em uma farmácia e pegaram um remédio”, disse o petista
Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), reiterou sua preocupação em relação às punições severas impostas a pessoas que cometem pequenos roubos. Após a assinatura de um decreto que restringe o acesso às armas pela população, o presidente expressou sua opinião sobre a questão.
O presidente enfatizou que é difícil conceber a ideia de punir com rigor pessoas que praticam delitos considerados menores, como roubar um pão ou um medicamento. Ele destacou que muitos filhos de famílias brasileiras acabam sendo presos e sofrendo violência por terem cometido esses tipos de delitos. Lula ressaltou que, muitas vezes, essas pessoas não têm acesso a um advogado ou a uma audiência com um juiz, ficando meses detidas sem assistência legal adequada.