Lula deve dar mais dinheiro a agência da ONU acusada por Israel de ajudar o Hamas
Lula anunciou que o Brasil aumentará a contribuição financeira para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA), mesmo após denúncias envolvendo colaboradores acusados por Israel de participação em ataques do grupo Hamas. Israel entregou um dossiê aos EUA, acusando membros da UNRWA de envolvimento direto em ataques terroristas, levando a cortes no financiamento internacional. Lula, durante visita à Embaixada da Palestina em Brasília, afirmou que seu governo fará um aporte adicional de recursos à agência, destacando a importância de investigar as denúncias, mas sem paralisar as atividades humanitárias.
O anúncio do presidente em relação ao aumento de repasses aconteceu na quinta-feira 8, quando o petista visitou a Embaixada da Palestina em Brasília.
“O Brasil exorta a comunidade internacional a manter e reforçar suas contribuições para o bom funcionamento das suas atividades”, disse Lula, segundo um discurso divulgados pelo Palácio do Planalto. “Meu governo fará aporte adicional de recursos para a agência. O Brasil também integra a Comissão Consultiva da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA). As recentes denúncias contra funcionários da UNRWA precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la.”
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, o valor adicional a ser transferido pelo Brasil ainda não foi divulgado e ainda não há uma quantidade definida. A agência é dependente de doações. Cerca de 95% de seu orçamento vem de transferências de outros países.