Lula deve se encontrar com Maduro durante viagem para cúpula da Celac

Lula deve se encontrar com Maduro durante viagem para cúpula da Celac


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem planos de se reunir, nesta semana, com o ditador venezuelano Nicolás Maduro durante a 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em São Vicente e Granadinas, no Caribe. A agenda oficial do petista inicia na quarta-feira (28) em Georgetown, Guiana, onde participará do encerramento da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). Embora o encontro com Maduro ainda não esteja oficializado, a expectativa é que ocorra na sexta-feira (1º) durante a Celac.

Os temas da reunião devem incluir as próximas eleições presidenciais venezuelanas e a disputa territorial entre Venezuela e Guiana na região de Essequibo. Lula pretende abordar a transparência nas eleições presidenciais venezuelanas, que gerou tensões, principalmente após o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) venezuelano confirmar que María Corina Machado, candidata da oposição, não poderá participar das eleições pelos próximos 15 anos.

Além disso, a detenção da ativista política Rocío Del Carmen San Miguel Sosa, presidente da ONG Controle Cidadão, por acusações como “traição”, “terrorismo” e “conspiração”, e a ameaça de anexação da região de Essequibo pela ditadura venezuelana também devem ser abordadas durante a reunião.

A manifestação em prol da democracia realizada por Bolsonaro contou com a participação de aproximadamente 750 mil pessoas e gerou críticas ao STF, pedidos de anistia aos presos do 8 de janeiro e apelos pela pacificação no país.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags