Lula diz que pediu ao ministro da Justiça para fechar ‘quase todos’ os clubes de tiro do Brasil
O presidente Lula da Silva (PT) afirmou hoje que solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o fechamento da maioria dos clubes de tiro em todo o país.
De acordo com o presidente, somente instituições de segurança, como as polícias e as Forças Armadas, deveriam manter espaços para a prática de tiro.
Lula expressou sua opinião de que empresários que possuam locais para a prática de tiro não deveriam ser considerados verdadeiros empresários. Ele enfatizou que o objetivo é limitar o acesso a esses estabelecimentos e restringir o uso de armas de fogo pela sociedade civil.
O presidente destacou que o decreto que ele emitiu recentemente, restringindo o acesso de civis a certas armas e tipos de munição, foi uma medida para evitar que armas caiam nas mãos erradas. Ele questionou a necessidade de cidadãos comuns possuírem armas de alto calibre, sugerindo que tais armas poderiam ser usadas de forma indevida ou por organizações criminosas.
Lula defendeu a ideia de que a posse e o uso de armas devem ser restritos a autoridades policiais e militares, com o objetivo de garantir a segurança pública e evitar problemas relacionados ao crime organizado.