Lula e Alckmin tomam vacina da gripe e dão largada à campanha nacional

Lula e Alckmin tomam vacina da gripe e dão largada à campanha nacional

Ao lado do Zé Gotinha, presidente e vice se imunizam em Minas e reforçam importância da vacinação para os grupos prioritários

Para marcar o início da nova campanha nacional de vacinação contra a gripe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin tomaram a vacina nesta segunda-feira (7), durante a inauguração de uma fábrica da farmacêutica Novo Nordisk, em Montes Claros (MG).

No palco do evento, acompanhados pelo tradicional mascote Zé Gotinha, Lula foi vacinado pela médica da Presidência, Ana Helena Germoglio. Já Alckmin recebeu a dose pelas mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também é médico.

Com 79 e 72 anos, respectivamente, Lula e Alckmin estão no grupo considerado prioritário para a vacinação. Além de idosos, esse grupo inclui crianças entre seis meses e menos de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais da saúde, professores, povos indígenas e pessoas em situação de rua.

A campanha começa nesta segunda-feira nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Já a Região Norte receberá as vacinas no segundo semestre, período em que os casos costumam aumentar por lá.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% do público prioritário ao longo do ano. Até o fim de abril, cerca de 35 milhões de doses serão distribuídas nas quatro regiões. Até o encerramento do primeiro semestre, esse número deve chegar a 67,6 milhões. Para o Norte, estão reservadas 5,9 milhões de doses que serão aplicadas na segunda metade do ano.

Com essa iniciativa, o governo pretende reforçar o compromisso com a saúde pública e incentivar a vacinação como forma de prevenção eficaz contra o vírus da gripe.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias