Lula e Arthur Lira se reúnem no Alvorada em busca de pacificação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram na manhã desta sexta-feira (9) no Palácio da Alvorada, em busca de soluções para a crise que se instalou entre eles, marcada pela tensão de Lira com o Palácio do Planalto. A reunião acontece quatro dias após o discurso de Lira na abertura do Ano Legislativo, no qual ele enviou mensagens ao governo Lula sobre questões sensíveis na relação entre o Congresso Nacional e o Poder Executivo.
Durante o encontro, Lira reforçou a posição contrária à tentativa do Planalto de reverter a desoneração sobre as folhas de pagamento de empresas de 17 setores da economia, além de mencionar o veto do presidente Lula a R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares do Orçamento de 2024. Também foi abordado um cronograma que previa o pagamento obrigatório de emendas parlamentares impositivas no primeiro semestre.
Após a reunião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou qualquer clima de tensão e enfatizou a busca por pacificação. Este encontro ocorre em um momento delicado da relação entre os líderes, com Lira expressando desconforto em relação a compromissos não cumpridos pelo governo e questões como o programa de incentivos ao setor de eventos e acenos do Planalto para possíveis sucessores de Lira em 2025.