Lula e presidente da Guatemala discutem situação na Venezuela
No encontro, os presidentes falaram sobre a relação comercial entre Brasil e Guatemala e a situação da Venezuela pós-reeleição de Maduro, sob acusações de fraude.
Em um encontro realizado em Nova York nesta quarta-feira (25/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, para discutir a relação comercial entre os dois países e a situação política da Venezuela, especialmente após a reeleição de Nicolás Maduro, marcada por denúncias de fraude.
O Planalto emitiu uma nota destacando a importância econômica da Guatemala para a América Central e ressaltou que, em 2022, o comércio entre Brasil e Guatemala gerou um fluxo de US$ 634 milhões, com um superávit de US$ 496 milhões para o Brasil. Lula e Arévalo demonstraram interesse em ampliar essa parceria. “Espero que este seja apenas o início de uma relação muito produtiva”, afirmou Lula após a reunião, realizada na sede das Nações Unidas, no último dia de sua viagem aos Estados Unidos.
Bernardo Arévalo, que assumiu a presidência da Guatemala em janeiro deste ano, é o primeiro líder progressista do país em quatro décadas. Apesar disso, Lula relembrou que teve uma boa relação com o ex-presidente guatemalteco Álvaro Colom, que governou entre 2008 e 2012.
Durante a conversa, os dois presidentes também abordaram a crise na Venezuela. O Planalto destacou que Lula mencionou os esforços de mediação entre Maduro e a oposição, realizados por Brasil e Colômbia, embora ainda sem resultados significativos.
No dia anterior, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Arévalo fez críticas contundentes aos regimes de Nicolás Maduro, na Venezuela, e Daniel Ortega, na Nicarágua, e pediu à comunidade internacional que investigue e puna as violações de direitos humanos cometidas por esses governos.