Lula escala Janja para representar Brasil na ONU sem cargo oficial

Lula escala Janja para representar Brasil na ONU sem cargo oficial


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a primeira-dama, Janja Lula da Silva, para representar oficialmente o Brasil em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, durante a 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher. O decreto presidencial, publicado recentemente, designa Janja como “socióloga”, sem mencionar sua relação com o presidente ou outro cargo oficial no governo.

O encontro, que abordará temas relacionados à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres e meninas, ocorrerá entre os dias 11 e 22 de março. Além de Janja, o presidente também designou a conselheira Luanda Morais Pires, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, e a advogada Denise Dourado Dora, especializada em direitos humanos, para participarem do evento.

A atuação ativa de Janja no governo tem sido motivo de controvérsia entre integrantes do governo, uma vez que ela já liderou comitivas que, tradicionalmente, seriam comandadas por outras autoridades. No entanto, Lula enfatizou em diversas ocasiões que Janja não seria uma “primeira-dama tradicional”, sendo considerada uma “agente política” com carta branca para atuar politicamente.

O evento da ONU é destacado como a maior reunião global de representantes da sociedade civil, funcionários governamentais, líderes políticos e especialistas, com foco em discussões sobre combate à pobreza, fortalecimento de instituições e financiamento com uma perspectiva de gênero.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags