
Lula faz limpa na vice-liderança: José Nelto e mais sete deputados são retirados de função na Câmara
Corte atinge aliados que contrariaram o Planalto; substituições refletem tentativa de reforçar lealdade à base governista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu mudar o time. Nesta quarta-feira (30), dispensou o deputado José Nelto (União Brasil-GO) e outros sete parlamentares da função de vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados. As alterações foram publicadas oficialmente no Diário Oficial da União.
A exoneração de Nelto já era esperada. O parlamentar apoiou o pedido de urgência para votar um projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — uma movimentação que desagradou o Palácio do Planalto. À época, ele alegou que votou por falta de orientação clara do governo.
Além de Nelto, também foram retirados do posto Bacelar (PV-BA), Duda Salabert (PDT-MG), Marreca Filho (PRD-MA), Neto Carletto (Avante-BA), Reginaldo Lopes (PT-MG), Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e Rogério Correia (PT-MG).
A mudança, no entanto, não ficou apenas nas saídas. O governo indicou novos nomes para ocupar as funções de vice-liderança, numa tentativa de reequilibrar a articulação política na Câmara e garantir apoio mais firme nas votações. Os novos vice-líderes são:
- Aliel Machado (PV-PR)
- Augusto Coutinho (Republicanos-PE)
- Gervásio Maia (PSB-PB)
- Jilmar Tatto (PT-SP)
- Márcio Jerry (PCdoB-MA)
- Mário Negromonte Jr. (PP-BA)
- Romero Rodrigues (Podemos-PB)
- Zé Neto (PT-BA)
Além disso, o deputado Alencar Santana (PT-SP) foi oficializado como Primeiro Vice-Líder do Governo na Câmara, reforçando a linha de frente da articulação com os parlamentares.
A troca de nomes mostra que o governo Lula quer reduzir ruídos, aumentar o alinhamento político e se proteger de desgastes, principalmente em pautas delicadas como a anistia aos golpistas.