Lula lidera cenários de segundo turno em 2026, mas divide votos com Bolsonaro

Lula lidera cenários de segundo turno em 2026, mas divide votos com Bolsonaro

Apesar da desaprovação crescente, petista venceria qualquer adversário testado, aponta pesquisa Quaest

Mesmo enfrentando um desgaste na popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda se mantém como favorito em um eventual segundo turno nas eleições de 2026, segundo a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3).

No embate mais acirrado, Lula aparece com 44% das intenções de voto contra 40% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível até 2030. O levantamento entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula enfrenta rejeição, mas segue à frente

De acordo com a pesquisa, a avaliação negativa do governo petista atinge 41%, enquanto 27% dos entrevistados consideram a gestão positiva. Apesar do cenário desafiador, o levantamento indica que Lula venceria qualquer adversário testado no segundo turno.

Disputa com outros nomes da direita

Se a disputa fosse contra Michelle Bolsonaro (PL), o petista levaria vantagem de 44% a 38%. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula venceria por 43% a 37%, embora a diferença tenha diminuído nos últimos meses — em dezembro, era de 52% a 26%.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também aparece como possível adversário, mas ficaria atrás de Lula, com 35% contra 42%. Já Pablo Marçal (PRTB) teria 35% das intenções de voto, enquanto Lula chegaria a 44%. No caso de Eduardo Bolsonaro (PL), o petista venceria por 45% a 34%.

Zema e Caiado avançam, mas ainda perdem para Lula

Entre os governadores que tentam se viabilizar como alternativa ao bolsonarismo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, aparece com 31%, contra 43% do atual presidente. Já Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, cresceu de 26% para 30%, enquanto Lula oscilou de 45% para 44%.

A pesquisa não incluiu cenários de primeiro turno.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias