Lula manda para o Senado a indicação de novos diretores do Banco Central; saiba quem são eles

Lula manda para o Senado a indicação de novos diretores do Banco Central; saiba quem são eles

Lula envia ao Senado a indicação de novos diretores para o Banco Central; conheça os nomeados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Senado Federal os nomes dos dois escolhidos para assumir como novos diretores do Banco Central (BC), a partir de 1º de janeiro de 2024. Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira aguardam aprovação dos senadores para assumirem suas respectivas posições.

Os indicados foram anunciados em outubro pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Caso sejam aprovados, Paulo Picchetti assumirá a diretoria de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, enquanto Rodrigo Alves Teixeira ocupará a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Essas nomeações ampliam para quatro o número total de diretores escolhidos por Lula, em um total de nove cadeiras na liderança do BC, incluindo o presidente da instituição.

Perfil dos indicados:

  • Paulo Picchetti: Coordenador dos Índices de Preços Brasil no Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Membro do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace). Possui mestrado e doutorado em Economia. Está na FGV desde 2007. Ocupará o cargo de Fernanda Guardado.
  • Rodrigo Alves Teixeira: Servidor de carreira da autoridade monetária desde 2002. Atualmente, cedido para a Casa Civil. Secretário especial adjunto de análise governamental na Casa Civil e professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Substituirá Maurício Moura. A diretoria de Relacionamento costuma ser ocupada por servidores de carreira do BC, dado seu caráter mais administrativo.

Ambos os indicados substituirão diretores que defenderam uma postura mais rígida do Banco Central em relação aos juros, votando por uma redução menor da taxa Selic na reunião de agosto do Comitê de Política Monetária (Copom). As mudanças refletem uma perspectiva mais alinhada com as expectativas do governo.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias