Lula: Musk tem que respeitar decisão do STF e não pode ficar ofendendo autoridades
Durante uma entrevista nesta sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de enfatizar que Elon Musk, proprietário do X (anteriormente conhecido como Twitter), deve acatar as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e não tem o direito de desrespeitar as autoridades brasileiras.
Lula afirmou que qualquer pessoa que investe no Brasil, independentemente de sua origem, deve seguir a Constituição e as leis do país. “Se a Suprema Corte decidiu que alguém deve cumprir certas exigências, essa pessoa deve fazê-lo, ou precisará tomar outras medidas”, declarou o presidente em entrevista à rádio MaisPB, em João Pessoa.
O presidente foi enfático ao dizer que, apesar de Musk ser um cidadão americano e ter muito dinheiro, isso não lhe dá o direito de desrespeitar autoridades brasileiras. “Ele não pode sair por aí ofendendo presidentes, deputados, senadores, a Câmara, ou a Suprema Corte. Quem ele pensa que é?”, criticou Lula.
Ele reforçou que Musk deve “respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira” e que, se ele não estiver disposto a fazê-lo, o país precisa manter sua soberania. “Este país não é uma nação que se comporta como um vira-lata”, completou.
A fala de Lula ocorre após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que ordenou ao X nomear um representante da empresa no Brasil em até 24 horas. No entanto, a rede social desafiou a ordem, o que pode levar ao bloqueio da plataforma no país, dependendo de uma notificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às operadoras de internet.