
Lula na TV: Tentativa Desesperada de Conter Queda na Popularidade
Presidente anuncia medidas sociais em discurso para recuperar apoio, mas números mostram descontentamento crescente
Na noite desta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou cadeia nacional de rádio e TV para anunciar o início dos pagamentos do programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes de baixa renda, e reforçar informações sobre os medicamentos disponíveis na Farmácia Popular.
O tom do discurso foi descontraído, mas a situação do governo está longe de ser leve. A aparição faz parte de uma estratégia articulada pelo novo chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o publicitário Sidônio Palmeira, para tentar conter a queda na popularidade do presidente.
Tentativa de salvar a imagem
Lula tentou vender a ideia de que seu governo está “reconstruindo” um país que teria sido destruído pela gestão anterior. Mas a realidade é que sua aprovação despencou. Segundo o Datafolha, o percentual de brasileiros que avaliam positivamente o governo caiu de 35% para 24%, uma queda expressiva de 11 pontos percentuais.
Diante desse cenário, a Secom adotou um formato inédito para a comunicação do governo, repetindo o pronunciamento na manhã seguinte nas rádios do país. O objetivo? Reverter a imagem cada vez mais negativa de um governo que prometeu muito e, para muitos brasileiros, entregou pouco.
A estratégia será suficiente para mudar a percepção da população? Ou será apenas mais uma tentativa de disfarçar os problemas reais enfrentados pelo governo? O tempo dirá.