Lula nomeia filho de ministro do STJ para vaga no TRF1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou dois novos desembargadores para o Tribunal Regional Federal (TRF) 1ª Região, abrangendo o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. Entre os escolhidos estão os advogados Flavio Jardim e Eduardo Martins.
Eduardo Martins, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, foi apontado como amigo do senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a escolha não se deu pela relação com o adversário político, mas contou com o apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin.
A nomeação para o Tribunal Regional Federal é estratégica, uma vez que o TRF-1, localizado em Brasília, lida com conflitos federais de nove estados brasileiros, sendo considerado o tribunal de segunda instância mais importante do país. A escolha para vagas nesse tribunal geralmente envolve apoios e interesses políticos, dada a abrangência de temas que aborda, desde questões previdenciárias até casos relacionados à administração pública.
É relevante destacar que as nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União, e a decisão de Lula gerou repercussão considerando o contexto político envolvido na indicação dos novos desembargador