Lula sanciona lei que cria o Dia da Música Gospel em novo gesto a evangélicos

Lula sanciona lei que cria o Dia da Música Gospel em novo gesto a evangélicos

O presidente Lula sancionou, nesta terça-feira (15), uma série de leis que reforçam o reconhecimento de expressões culturais brasileiras. Entre as medidas, foi criado o Dia Nacional da Música Gospel, celebrado em 9 de junho, em homenagem ao papel da religiosidade na vida de milhões de brasileiros. Além disso, a Festa do Sairé, evento tradicional no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), também foi oficialmente reconhecida como manifestação cultural nacional.

Lula enfatizou, em publicações nas redes sociais, que a medida assegura visibilidade à liberdade religiosa e à diversidade de fé no país. O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), da Frente Parlamentar Evangélica, destacou o impacto positivo da data para a valorização do gospel como fonte de alívio espiritual.

Outro importante marco foi o reconhecimento de expressões artísticas como charge, caricatura, cartum e grafite como partes da cultura brasileira. Para o pesquisador Pedro Rajão, a nova lei legitima o grafite e outros estilos como meios de expressão e inclusão social, ampliando o reconhecimento dos artistas urbanos como trabalhadores.

Na mesma ocasião, o presidente também declarou Anísio Teixeira como o Patrono da Escola Pública Brasileira. Educador e defensor de uma educação democrática, o baiano de Caetité é celebrado por sua contribuição à formação do sistema educacional do país, sendo um dos fundadores da Universidade de Brasília.

Por fim, Lula inscreveu o nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, encerrando uma cerimônia que destacou a diversidade e a riqueza cultural e histórica do Brasil.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags