Lula vai a SC pela 1ª vez em quase 20 meses de mandato

Lula vai a SC pela 1ª vez em quase 20 meses de mandato

Estado é governado por Jorginho Mello, aliado de Jair Bolsonaro; durante a visita, presidente participa do “batismo” de um navio de guerra da Marinha

Nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Itajaí, no litoral de Santa Catarina, para participar de um evento promovido pela Marinha.

Esta é a primeira visita de Lula ao estado durante seu mandato, que já dura quase 20 meses. Santa Catarina é governada por Jorginho Mello, um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eventos e Ausências

O governador Jorginho Mello não comparecerá ao evento. De acordo com a Agência de Notícias do governo estadual, ele estará em uma reunião no Espírito Santo. Mello é o único governador que não participou de eventos públicos ao lado do presidente Lula, nem mesmo com seus auxiliares.

Recentemente, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), esteve em Santa Catarina para inaugurar um viaduto na BR-470 sobre a BR-101, mas o governador também não esteve presente.

Inaugurações em Santa Catarina

Durante sua visita, Lula vai inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis e assistir ao lançamento da fragata Tamandaré ao mar. Este é o primeiro de quatro navios desse tipo que serão incorporados pela Marinha.

O lançamento não representa a entrega final do navio-escolta, que ainda precisa ser equipado com armamentos, e a entrega completa está prevista para 2025. As outras embarcações estão programadas para serem entregues nos anos seguintes: Jerônimo Albuquerque em 2026, Cunha Moreira em 2027 e Mariz e Barros em 2028.

Cada fragata tem cerca de 3.300 toneladas, mede 107 metros de comprimento e 16 metros de largura, e possui autonomia para percorrer 9.200 quilômetros. A tripulação pode ser composta por até 130 militares.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags