Lula: Venezuela vive “regime desagradável”, mas não é ditadura

Lula: Venezuela vive “regime desagradável”, mas não é ditadura

Em entrevista nesta sexta (16), o presidente indicou que o governo venezuelano possui um “viés autoritário”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (16) que, embora a Venezuela esteja sob um “regime desagradável” com Nicolás Maduro no comando, ele não considera o país uma ditadura. Durante entrevista à rádio Gaúcha, em Porto Alegre, Lula afirmou que o governo venezuelano tem um “viés autoritário”, mas que isso não o qualifica como uma ditadura nos moldes de outras que já existiram ao redor do mundo.

Lula ainda não reconheceu oficialmente a eleição na Venezuela, onde Maduro se proclamou reeleito, enquanto a oposição alega que Edmundo González foi o verdadeiro vencedor. O presidente brasileiro reiterou que só considerará o processo eleitoral legítimo se forem apresentadas provas claras, como as atas dos resultados.

Em relação a uma nota emitida pelo PT no final de julho, que tratava Maduro como “reeleito”, Lula deixou claro que não concorda com a posição do partido. Ele destacou que, embora seja do PT, ele não é obrigado a seguir todas as posições da direção partidária, assim como o partido não precisa sempre alinhar-se às decisões do governo.

Essa entrevista fez parte da agenda de Lula no Rio Grande do Sul, onde ele também participou de eventos relacionados à habitação e à saúde, antes de retornar a Brasília.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags