Lula volta à Marcha dos Prefeitos em Brasília após vaias no ano passado

Lula volta à Marcha dos Prefeitos em Brasília após vaias no ano passado

Presidente estará na abertura da XXVI edição do evento municipalista; ao menos 25 ministros devem acompanhá-lo, segundo a CNM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença na abertura da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para esta terça-feira, 21 de maio. A informação foi divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e confirmada também pela página oficial do Palácio do Planalto.

Organizado anualmente pela CNM, o evento reúne prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, parlamentares e membros do governo federal para discutir pautas que afetam diretamente as cidades brasileiras. A expectativa é de que mais de 12 mil pessoas participem dos debates, que ocorrem no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

De acordo com Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, ao menos 25 ministros do governo Lula também devem marcar presença na marcha deste ano.

Na edição de 2024, Lula enfrentou um ambiente dividido: parte da plateia vaiou o presidente, enquanto outro grupo entoava gritos de apoio, com o tradicional “olê olê olê olá, Lula, Lula”. Na ocasião, Ziulkoski interveio e pediu respeito às autoridades, reforçando que o encontro não deveria virar um palco de disputas político-partidárias.

A Marcha dos Prefeitos é considerada o principal evento de mobilização municipalista do país e traz uma série de painéis com temas variados. Nesta edição, estão na pauta assuntos como segurança pública, saúde, educação, mudanças climáticas e orientações sobre o uso de emendas parlamentares.

O evento também tem sido palco de pressão por parte das prefeituras, que enfrentam perdas de arrecadação, especialmente após a promessa do governo federal de isentar parte da população do pagamento do Imposto de Renda – medida que pode impactar diretamente as finanças municipais.

A expectativa agora é sobre o clima da recepção ao presidente neste novo encontro. Depois do desconforto no ano passado, Lula retorna ao evento com um cenário político ainda polarizado e municípios cobrando mais apoio da União.

4o

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias