Maduro: ‘As sanções e a violência não vão nos deter’

Maduro: ‘As sanções e a violência não vão nos deter’

EUA voltaram a impor sanções depois de tribunal da Venezuela impedir candidatura de líder opositora…


Nicolás Maduro, o líder venezuelano, adotou um tom desafiador em relação aos Estados Unidos após a retomada das sanções a Caracas. Durante a abertura do novo mandato do Tribunal Superior na Venezuela, Maduro declarou que nem as sanções nem a violência serão capazes de detê-los. O tribunal do país aprovou uma medida que impede o bloqueio da candidatura da principal líder da oposição, María Corina Machado, nas eleições presidenciais, apesar de ter sido desqualificada anteriormente.

Maduro rejeitou os comentários do presidente do Equador, Daniel Noboa, que se recusou a reconhecer os resultados das eleições presidenciais venezuelanas. O ditador aconselhou Noboa a “cuidar do seu país”. As sanções dos Estados Unidos à Venezuela foram retomadas quando o tribunal desqualificou a candidata presidencial da oposição, mas foram aliviadas com o reconhecimento de um acordo para as eleições deste ano.

O alívio das sanções estava condicionado à libertação de prisioneiros ligados à oposição e aos EUA e ao progresso na remoção de proibições a figuras opositoras. As primeiras medidas afetam o setor de mineração, com empresas dos EUA sendo instruídas a encerrar transações com a estatal venezuelana Minerven até 13 de fevereiro. A decisão dos EUA veio após alertas a Caracas de que o relaxamento das sanções poderia ser revertido.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags