Maduro ataca sistema eleitoral do Brasil e diz que resultados não são auditados

Maduro ataca sistema eleitoral do Brasil e diz que resultados não são auditados

Durante um comício no estado de Aragua, nesta terça-feira (23), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro, alegando, sem apresentar provas, que os resultados das urnas eletrônicas no Brasil não são auditados. Maduro afirmou: “No Brasil, nem um único boletim de urna é auditado”, e destacou que seu país possui o “melhor sistema eleitoral do mundo”, com 16 auditorias, incluindo uma auditoria em tempo real em 54% das urnas. Ele também criticou os sistemas eleitorais dos Estados Unidos e da Colômbia.

Essas declarações foram feitas após o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ter afirmado que Maduro deve respeitar o processo democrático e os resultados das próximas eleições na Venezuela, marcadas para este domingo (28). Lula disse ter ficado “assustado” com uma declaração anterior de Maduro sobre um possível “banho de sangue” no país caso ele perca as eleições.

O sistema eleitoral brasileiro, por sua vez, é conhecido por sua segurança e transparência, com auditorias em várias etapas do processo, incluindo a auditoria das urnas eletrônicas e a fiscalização de partidos políticos e cidadãos. As urnas eletrônicas no Brasil passam por auditorias rigorosas, como o teste público de segurança, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags