Maduro diz que EUA não devem se envolver em disputa com a Guiana

Maduro diz que EUA não devem se envolver em disputa com a Guiana


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou na noite de segunda-feira (04) que os Estados Unidos não devem se intrometer na questão da anexação de Essequibo, território disputado que faz parte da Guiana. A declaração foi uma resposta ao porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, que afirmou que o governo de Joe Biden apoia uma solução pacífica para a questão e que não acredita que ela possa ser resolvida por meio de um referendo.

Durante uma transmissão ao vivo no YouTube, Maduro aconselhou os Estados Unidos a se manterem distantes do assunto e permitirem que a Guiana e a Venezuela resolvam a questão pacificamente. Ele também questionou a declaração do presidente da Guiana, que mencionou a presença de tropas dos EUA na região para enfrentar forças venezuelanas em caso de anexação.

No domingo (03), a Venezuela realizou um referendo sobre a possível anexação de Essequibo, com 96% dos votos a favor do “sim”. Essa iniciativa elevou a tensão entre os dois países, especialmente devido à possibilidade de uma anexação forçada por parte da Venezuela.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias