Maduro pede a Biden que suspenda todas as sanções e inicie nova era de relações entre EUA e Venezuela

Maduro pede a Biden que suspenda todas as sanções e inicie nova era de relações entre EUA e Venezuela


O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, fez um apelo ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta terça-feira, solicitando a suspensão de todas as sanções contra a Venezuela. Maduro propôs o início de uma nova era de relações entre Caracas e Washington, destacando a necessidade de um diálogo baseado no respeito e na colaboração. As relações entre os dois países estão rompidas desde 2019, embora tenha havido aproximações nos últimos meses.

Durante um evento em Caracas com representantes do setor econômico, Maduro enfatizou que há um “consenso poderoso” na Venezuela a favor do restabelecimento dos laços diplomáticos. Ele dirigiu sua mensagem diretamente a Biden, expressando a disposição e prontidão do país para iniciar uma nova fase de relações bilaterais.

Apesar do processo de aproximação entre os dois países, que resultou na suspensão de algumas sanções contra o governo de Maduro, os Estados Unidos indicaram em meados de outubro que ainda não estavam prontos para restabelecer completamente as relações. Brian Nichols, subsecretário de Estado dos EUA para Assuntos do Hemisfério Ocidental, afirmou que o governo Biden não considerava, neste momento, uma mudança nas relações diplomáticas até mais adiante no processo de transição democrática, referindo-se às eleições presidenciais de 2024 na Venezuela. Maduro, por sua vez, expressou esperança na visita iminente do diplomata americano Francisco Palmieri, chefe de Missão do Escritório de Serviço Exterior dos EUA para a Venezuela.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias