Maduro Retira Embaixador da Venezuela no Brasil em Retaliação Diplomática

Maduro Retira Embaixador da Venezuela no Brasil em Retaliação Diplomática

Decisão ocorre após críticas de Celso Amorim e vetos brasileiros à entrada da Venezuela no Brics

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, convocou o embaixador Manuel Vadell de volta a Caracas, intensificando a crise diplomática entre seu governo e a administração brasileira. A medida foi desencadeada pela decisão do Brasil de vetar a participação da Venezuela no Brics, um movimento que Maduro considera uma séria retaliação.

O governo venezuelano anunciou que chamou o encarregado de negócios da Embaixada do Brasil, Breno Hermann, para expressar sua forte reprovação às “declarações grosseiras e de ingerência” vindas de porta-vozes autorizados de Brasília, em especial do assessor especial para Assuntos Externos, Celso Amorim. A Venezuela argumentou que o Brasil se afasta dos ideais de integração regional ao barrar seu convite para o encontro do Brics em Kazan, na Rússia, desconsiderando a união latino-americana promovida pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Como resposta, Maduro anunciou que a Venezuela adotará novas diretrizes em sua política externa, o que poderá afetar a colaboração em organizações internacionais. O governo venezuelano critica a postura “irritada” e inflexível dos diplomatas brasileiros, alegando que o Brasil bloqueia a participação da Venezuela no Brics, desrespeitando a vontade de outros membros do grupo. Essa atitude é comparada às sanções impostas pelos Estados Unidos, que têm um impacto negativo sobre a população venezuelana.

Vale ressaltar que o Brasil não reconheceu as eleições venezuelanas realizadas em 28 de julho deste ano, nas quais Maduro foi declarado vencedor, gerando contestação internacional. A situação continua a se desdobrar, refletindo as tensões entre os dois países.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias