Mãe de Mariana Eustáquio será presa se filha usar rede social
Medida foi imposta pelo ministro Alexandre de Moraes
Em decisão cautelar emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou determinado que, caso Mariana, filha de 16 anos do jornalista Oswaldo Eustáquio, faça uso de suas redes sociais, sua mãe, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, será presa preventivamente.
De acordo com o colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, a ordem judicial foi comunicada através de intimações entregues pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14) a Sandra e Mariana. Além do bloqueio das redes sociais, ambas foram obrigadas a entregar seus passaportes.
O ministro justificou que, como Mariana é menor de idade, caso desrespeite qualquer uma das restrições, a responsabilidade recairá sobre sua mãe, implicando não só na prisão preventiva, mas também na aplicação de uma multa diária de, no mínimo, R$ 50 mil.
– O descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas resultará em multa diária no valor de R$ 50.000,00, por rede social e publicação, além da imediata decretação de prisão preventiva – esclareceu Moraes.
A Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na casa da família, localizada no Lago Sul, em Brasília, onde foram confiscados celulares, computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos.
Oswaldo Eustáquio está atualmente foragido na Espanha, após ter sua prisão preventiva decretada. Ele é acusado de intimidar policiais federais, divulgar dados sigilosos e utilizar as redes sociais da filha para corrompê-la. Além disso, Sandra e Mariana estão proibidas de visitá-lo.