Margareth Menezes recebe Ordem do Mérito da Defesa durante celebração aos 25 anos do Ministério da Defesa
Na última quarta-feira (28), o Ministério da Defesa comemorou seus 25 anos com uma cerimônia que foi quase uma festa de gala no Clube do Exército, em Brasília. O presidente Lula estava lá, assim como uma série de autoridades, incluindo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que saiu de lá com uma medalha no peito: a Ordem do Mérito da Defesa, entregue pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Essa honraria, uma espécie de Oscar militar, é destinada a pessoas e instituições que prestaram serviços dignos de aplausos às Forças Armadas. E não é pouca gente que recebe não: ao todo, 246 personalidades, entre civis e militares, e três instituições foram condecoradas. Margareth, sempre eloquente, aproveitou o momento para destacar o papel transformador da cultura, como quem diz que a arte também é uma arma poderosa na construção de um país mais justo.
Lula, em seu discurso, fez questão de ressaltar a importância das Forças Armadas, que ele descreveu como os guardiões da nação, prontos para defender não só a soberania do Brasil, mas também para agir em momentos de crise, como a situação dos Yanomami e as enchentes no Rio Grande do Sul. “Celebramos hoje a verdadeira missão das Forças Armadas: servir ao Brasil, não a uma ideologia ou ambição política, mas à nação e ao povo,” disse o presidente, em um tom quase épico.
José Múcio, por sua vez, fez um passeio pela história do Ministério, destacando a união das Forças Armadas como uma engrenagem bem azeitada, onde Marinha, Exército e Aeronáutica trabalham em harmonia, sempre prontos para defender o país por terra, mar e ar. E como se isso não bastasse, ele ainda trouxe uma novidade que foi a cereja do bolo: o anúncio do alistamento militar voluntário para mulheres, um passo inédito que promete trazer um novo dinamismo às fileiras militares. “A força da mulher no serviço militar será um ganho imensurável para as Forças Armadas e para toda a sociedade,” declarou com convicção.
E assim, em meio a medalhas, discursos e novidades, o Ministério da Defesa celebrou seus 25 anos, mostrando que, quando se trata de defender o Brasil, eles estão prontos para tudo – até mesmo para abrir espaço para as mulheres no front.