María Corina Machado rejeita proposta de Lula sobre nova eleição na Venezuela
Opositora de Nicolás Maduro questiona: “Se não gostam dos resultados, vamos para uma terceira eleição?”
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, classificou como “uma falta de respeito” a sugestão do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para a realização de uma nova eleição na Venezuela. Em um pronunciamento nesta quinta-feira (15), ela enfatizou que a oposição já enfrentou grandes desafios durante o processo eleitoral, destacando que “as eleições já aconteceram”.
Machado criticou a ideia de uma nova eleição como algo absurdo, perguntando: “Vamos fazer uma segunda eleição, e se não gostarem do resultado, faremos uma terceira? Uma quarta? Até que Maduro esteja satisfeito?”. Ela também questionou se essa abordagem seria aceitável em outros países.
Segundo a ex-deputada, a oposição participou das eleições sob condições difíceis, enfrentando prisões e até mortes. Para ela, ignorar o resultado da eleição realizada em 28 de julho desrespeita os venezuelanos que arriscaram tudo para expressar sua vontade.
Além disso, Machado rejeitou a proposta de Lula para a criação de um governo de coalizão, afirmando que a situação venezuelana envolve grupos criminosos, o que não é comparável a cenários de conflito político envolvendo grupos democráticos.