Ministério da Saúde envia remédios a Cuba para conter crise de abastecimento no país

Ministério da Saúde envia remédios a Cuba para conter crise de abastecimento no país

Em três mês de governo o enviou foi em março

O Ministério da Saúde do Brasil enviou uma ajuda humanitária de medicamentos para Cuba, que está enfrentando uma escassez de remédios. O governo cubano solicitou a doação de doxiciclina e demonstrou interesse em receber tenofovir alafenamida. Esses medicamentos estavam disponíveis nos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram enviados como parte da cooperação humanitária internacional.

A doxiciclina é um antibiótico utilizado no tratamento de infecções bacterianas e parasitárias, enquanto o tenofovir é um medicamento antiviral usado no tratamento da hepatite B. O governo brasileiro realiza doações de medicamentos, vacinas e outros suprimentos de saúde para vários países, coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e com base nos estoques do SUS gerenciados pelo Ministério da Saúde.

Recentemente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, em Paris, onde discutiram a possibilidade de aumentar a cooperação em áreas de interesse mútuo e questões relacionadas à situação global. Essa reunião ocorreu após o encontro de Lula com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Brasil.

A partir de 2009, nos governos Lula e Dilma, o Brasil liberou mais de R$ 600 milhões de financiamento para Cuba construir obras de infraestrutura, como o Porto Mariel, em Havana. Mas a ditadura de Cuba pagou apenas parte ínfima do empréstimo.

Venezuela e Moçambique também deram calote no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o montante passa de US$ 1,2 bilhão.

Na reaproximação, os dois países nomearam embaixadores para elevar a representação diplomática em Havana e Brasília.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias