Ministra Margareth Menezes Terá que Esclarecer Suspeitas de Corrupção no Ministério da Cultura

Ministra Margareth Menezes Terá que Esclarecer Suspeitas de Corrupção no Ministério da Cultura

Parlamentares investigam possível favorecimento de Margareth Menezes em contratos para eventos com recursos públicos.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, será convocada a prestar esclarecimentos na próxima quarta-feira (16), durante uma audiência conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Cultura da Câmara dos Deputados. O objetivo é esclarecer as suspeitas de que a estrutura do ministério tenha sido utilizada para fins pessoais e eleitorais.

Os parlamentares querem saber se houve algum tipo de favorecimento na contratação de Margareth Menezes para eventos com recursos públicos, além de questionar a utilização política do Programa Nacional dos Comitês de Cultura. Eles também investigam se as verbas do ministério foram direcionadas para beneficiar aliados nas eleições municipais de 2024.

O caso veio à tona quando, durante o Carnaval deste ano, a ministra recebeu R$ 640 mil em verbas públicas para realizar shows em Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Ela também participou de outros três eventos financiados pelo governo da Bahia, cujos valores não foram divulgados.

Vale destacar que, ao assumir o ministério, a Comissão de Ética Pública (CEP) havia determinado que Margareth se abstivesse de receber qualquer tipo de remuneração ou benefício de entes públicos. Parlamentares da oposição alegam que as contratações podem ter violado o princípio da impessoalidade e cobram explicações sobre a destinação dos recursos.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias