Ministro de Lula afirma que não conhece o embaixador de Israel no Brasil
No domingo (12), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, negou conhecer o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, que ocupa o cargo desde 2021. A declaração foi feita em resposta a questionamentos sobre a possibilidade de o Brasil apresentar uma queixa formal contra Israel devido a um possível posicionamento político de Zonshine.
Vieira classificou como “desinformação” a afirmação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria intermediado a libertação de brasileiros detidos em Gaza. O chanceler afirmou que todos os esforços para a libertação dos brasileiros foram coordenados pelo governo do presidente Lula, seguindo suas instruções, e que ele próprio atuou como interlocutor nos contatos com os governos envolvidos. Segundo Vieira, esses esforços resultaram em um acordo bem-sucedido entre os países. Ele reiterou que essa é a verdade dos fatos e considerou qualquer alegação contrária como desinformação.
Vale destacar que em declarações recentes, Mauro Vieira já havia mencionado que sua comunicação era diretamente com o chefe de Zonshine, e não com o diplomata em si, no território israelense.