Ministro diz que Milei ‘ofendeu’ Lula de ‘forma gratuita’ e cobra desculpas
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta segunda-feira (20) que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, dirigiu insultos gratuitos a Lula (PT) ao longo da campanha eleitoral. Pimenta destacou a necessidade de um pedido de desculpas por parte de Milei como condição prévia para o estabelecimento de uma relação entre os dois líderes.
Ao ser questionado se Lula entraria em contato com Milei para parabenizá-lo pela vitória no segundo turno da eleição presidencial argentina, Pimenta respondeu que não ligaria, acrescentando: “Só depois que ele me ligasse para me pedir desculpa. Ofendeu de forma gratuita o presidente Lula, cabe a ele, num gesto como presidente eleito, ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso, eu pensaria na possibilidade de conversar.”
Durante a campanha, Milei rotulou Lula como “comunista” e “corrupto” durante uma participação em um programa de televisão. Milei venceu a disputa presidencial derrotando o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, apoiado pelo atual presidente Alberto Fernández, aliado de Lula.
Embora Lula tenha evitado declarar apoio a um candidato na eleição argentina, ele parabenizou o povo e as instituições argentinas pela conclusão do processo eleitoral, sem mencionar Milei diretamente. Lula enfatizou a importância do respeito à democracia e é um defensor da integração mais estreita entre Brasil e Argentina.