Ministros de Lula usaram avião da FAB para ir a casamento de ministro do TCU

Ministros de Lula usaram avião da FAB para ir a casamento de ministro do TCU


O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, e outros ministros do governo Lula utilizaram estratégias diversas para participar do casamento do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, em São Paulo. O ministro da CGU custeou suas passagens com recursos públicos, aproveitando uma prerrogativa introduzida recentemente na legislação que permite o pagamento de passagens pela União a ministros de Estado que desejam viajar para as cidades onde residem, mesmo sem compromissos oficiais no local.

Treze ministros do governo Lula estiveram presentes na celebração do casamento, que reuniu autoridades dos três poderes e empresários. Alguns ministros aproveitaram agendas conjuntas com o presidente Lula para se deslocarem a São Paulo no avião presidencial, enquanto outros custearam suas viagens com recursos próprios. A CGU confirmou que as passagens de Vinícius Marques de Carvalho foram custeadas com recursos públicos, e ele não possuía agenda oficial no estado.

A legislação que permite o pagamento de passagens pela União para viagens entre Brasília e o local de residência de ministros de Estado foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, possibilitando essa prática. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, propôs a emenda, que foi aprovada por deputados e senadores.

Além disso, alguns ministros utilizaram jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) em agendas correlatas, caronas no avião presidencial e reembolso dos custos das passagens com dinheiro público. A utilização desses recursos públicos gerou críticas, sendo considerada ilegal por alguns juristas.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags