Moradores e lideranças participam de ato de apoio a ações policiais na Baixada Santista
Moradores de Santos e diversas lideranças políticas, representantes de associações civis e agentes de segurança pública participaram de uma manifestação na Praça das Bandeiras, na orla da praia do Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo, em apoio às ações policiais, em resposta às críticas à Operação Verão. A manifestação foi promovida pelo movimento “Eu apoio as operações de combate ao crime no litoral paulista”, organizado por associações de policiais, Conselhos de Segurança (Conseg) e entidades, contando ainda com a presença de deputados estaduais da Frente Parlamentar de Segurança Pública.
Durante o evento, diversas autoridades discursaram sobre a importância das operações policiais no combate ao crime na região e defenderam a política de segurança pública do governo de Tarcísio de Freitas. O deputado estadual Capitão Telhada (PP-SP) enfatizou que a manifestação foi suprapartidária, unindo diferentes partidos em defesa da segurança pública.
O comandante da PM na Baixada Santista, coronel Cássio Araújo de Freitas, participou da manifestação e rebateu críticas à Operação Verão, destacando o compromisso da Polícia Militar com os Direitos Humanos. Ele ressaltou que todas as denúncias de irregularidades serão investigadas.
A Operação Verão, que começou em dezembro do ano passado, foi intensificada em fevereiro deste ano após o assassinato de policiais na região. Até o momento, a operação resultou na prisão de 876 criminosos, apreensão de drogas e armas, incluindo fuzis de uso restrito, e na morte de 39 pessoas. Entidades de direitos humanos e a Defensoria Pública de São Paulo pediram a suspensão imediata da operação devido à sua alta letalidade, assim como a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais pelos policiais militares.
FONTE: Revista Oeste