Moraes convida sociedade e hackers a participar do Teste Público de Segurança da Urna
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, convidou brasileiras e brasileiros a participarem do Teste Público de Segurança das Urnas e dos Sistemas de Votação e Apuração (TPS) que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2024. O edital de convocação foi publicado ontem (23). “É importante que todos tenham interesse e se inscrevam para participar do TPS para o fortalecimento do nosso processo eleitoral e para o fortalecimento da democracia brasileira”, afirmou.
Moraes destacou que o TSE, a Justiça Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os juízes eleitorais não param. “Quando uma eleição acaba, já começam a trabalhar para preparar as próximas eleições, no caso as Municipais de 2024, que serão presididas pela ministra Cármen Lúcia”, citou.
Confira convite do ministro Alexandre de Moraes sobre o TPS 2023.
A iniciativa tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O Teste Público contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e/ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria.
Ao reforçar que o Teste é mais uma das inúmeras fases de auditoria que os sistemas eleitorais passam antes das eleições, o ministro afirmou que “este momento é a oportunidade para que especialistas em tecnologia (os chamados ‘hackers do bem’) possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar a segurança e identificar alguma vulnerabilidade para que a seguranças das unas eletrônicas possa ser aprimorada”.
Moraes citou ainda que o TPS voltado para as Eleições 2022 contou com o importante apoio da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os interessados em participar do TPS 2023 já podem encaminhar o formulário de pré-inscrição preenchido e os documentos comprobatórios exigidos no edital.