
Moraes libera acesso total das provas a Bolsonaro na investigação sobre supasta tentativa de golpe
Ministro do STF autoriza ex-presidente a consultar todo o material da apuração que investiga articulações golpistas; Supremo já havia negado pedido de nulidade por falta de acesso aos autos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha acesso completo a todas as provas que compõem o inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. A decisão atende a um pedido da defesa do ex-mandatário, que alegava dificuldades para analisar o material.
Moraes ressaltou, no entanto, que a Primeira Turma do STF já havia rejeitado, por unanimidade, uma solicitação para anular o processo com o argumento de que a defesa não teria tido acesso às provas. Segundo o ministro, todo o conteúdo já havia sido disponibilizado, mas a liberação foi novamente formalizada para não deixar margens a dúvidas.
A investigação apura a participação de Bolsonaro e aliados em uma estratégia para deslegitimar o resultado das eleições de 2022 e tentar impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A operação inclui troca de mensagens, vídeos, documentos e depoimentos colhidos pela Polícia Federal que apontam articulações que teriam como objetivo minar a democracia.