Moraes manda bloquear conta bancária de filha do Oswaldo Eustáquio
O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o bloqueio das contas bancárias da filha do bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que está sendo procurado pela polícia há sete meses e é considerado foragido.
Segundo informações divulgadas por Guilherme Amado no portal Metrópoles, a decisão foi tomada em março, depois que o blogueiro usou a conta de sua filha de 15 anos para solicitar doações em suas redes sociais.
A prisão temporária de Eustáquio foi decretada em dezembro de 2022, a pedido da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele é acusado de crimes como ameaça e incitação à violência contra o Estado Democrático de Direito.
Em 13 de março deste ano, o Ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de veículos, contas bancárias, cartões e imóveis do bolsonarista, pois as investigações revelaram que ele incitou hostilidades entre as Forças Armadas e os Poderes, fez declarações golpistas e até ameaçou agentes federais encarregados de cumprir a ordem de prisão contra ele.
Dez dias depois, o magistrado determinou o bloqueio da conta bancária da filha de Oswaldo Eustáquio, pois entendeu que o investigado estava usando o perfil da adolescente para arrecadar dinheiro por meio da disseminação de informações falsas. O dinheiro supostamente arrecadado seria utilizado para evitar a prisão e cometer mais crimes.
A defesa da jovem apresentou um recurso ao STF em maio, alegando que ela agiu de boa fé e que o bloqueio foi um mal-entendido. A filha de Eustáquio afirmou à Justiça que utilizava o dinheiro para cobrir despesas escolares, lanches para seus irmãos e ração para seus cachorros.
A Procuradoria-Geral da República acolheu parte dos argumentos da defesa e solicitou o desbloqueio da conta com saldo de R$ 6,3 mil, mas manteve bloqueado um investimento de R$ 374,7 mil. Ao manter o valor retido, a vice-PGR Lindôra Araújo exigiu que a jovem detalhasse a origem dos recursos para que pudessem ser liberados.
Posteriormente, o Ministro Moraes intimou a filha do blogueiro bolsonarista a prestar esclarecimentos e questionou o Ministério da Justiça sobre a possível obtenção de asilo político por parte de Eustáquio no Paraguai.