Moraes vota pela condenação de mais 6 réus do 8/1; saiba quem são
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de seis réus denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando invadiram o Palácio do Planalto e foram presos.
Os réus enfrentam acusações de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O relator dos casos, Alexandre de Moraes, sugeriu penas de 14 a 17 anos de prisão, e ressaltou a necessidade de os réus repararem os danos causados aos cofres públicos.
Eis os réus e as ações penais em análise no plenário virtual:
- Eduardo Zeferino Englert: Empresário de 41 anos, preso por depredar o patrimônio público no Palácio do Planalto. Proposta de pena: 17 anos.
- Rosana Maciel Gomes: Natural de Goiânia, de 50 anos, denunciada por participar do grupo que depredou prédios na Praça dos Três Poderes até o Palácio do Planalto. Proposta de pena: 14 anos.
- Moisés dos Anjos: Morador de São Paulo, de 61 anos, acusado de integrar o grupo de executores materiais do 8 de Janeiro. Proposta de pena: 17 anos.
- Osmar Hilebrand: Morador de Monte Carmelo, de 53 anos, preso em flagrante no Palácio do Planalto durante as depredações. Proposta de pena: 14 anos.
- Jorginho Cardoso Azevedo: Morador de São Miguel do Iguaçu, de 62 anos, preso no Palácio do Planalto durante as depredações. Proposta de pena: 17 anos.
- Fabrício de Moura Gomes: Morador de Ilhabela, de 45 anos, preso no Palácio do Planalto durante as depredações. Proposta de pena: 17 anos.
Os réus também são responsáveis por ressarcir os danos causados, estipulados em R$ 30 milhões, além dos prejuízos materiais e culturais ao patrimônio histórico e cultural. O julgamento virtual ocorre até 7 de novembro.