MP pede ao TCU investigação sobre suposta interferência do governo Lula na Petrobras
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou uma investigação sobre uma possível interferência inadequada do governo Lula na Petrobras. A representação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, foi apresentada nesta segunda-feira (18).
O pedido de investigação vem após a Petrobras anunciar, no dia 7 de março, que não pagaria dividendos extraordinários aos acionistas, resultando em uma queda de R$ 55,3 bilhões no valor de mercado da empresa no dia seguinte. Furtado alegou que a decisão sobre os dividendos extras parecia não ter considerado as bases econômicas e pareceu atender às preferências do governo federal.
Segundo o subprocurador, a Lei das Estatais tem o objetivo de evitar interferências em empresas de economia mista, mesmo que a União seja a acionista majoritária. Ele destacou a importância do TCU em fiscalizar e apurar possíveis descumprimentos legais, solicitando uma investigação sobre o caso.
Caso a interferência seja confirmada, Furtado pediu que o TCU abra uma tomada de contas especial para responsabilizar os agentes envolvidos. O caso será relatado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues.