MPF Investiga Omissão do Governo Lula no Combate à Covid-19
Falhas no processo de vacinação e testagem levantam preocupações, com uma possível omissões
O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação preliminar sobre a atuação do governo Lula no combate à Covid-19, após identificar indícios de omissão, especialmente nas áreas de vacinação e testagem. A apuração aponta que a gestão petista não apenas falhou na busca por vacinas atualizadas, mas também deixou vencer milhões de doses e realizou um número insuficiente de testes de diagnóstico.
Ao abrir a apuração, o MPF destacou que as omissões encontradas lembram as falhas da administração Bolsonaro, apontando que, mesmo com a troca de governo, as falhas em ações de prevenção e controle da pandemia persistem. O Ministério da Saúde, por sua vez, defende que a atual gestão tem adotado uma postura mais proativa, com ênfase na defesa da ciência e na vacinação, mas ainda assim enfrenta desafios organizacionais, como o atraso na entrega de vacinas.
Além disso, o MPF está investigando a perda de doses da vacina da Coronavac e da Moderna, destacando que, no passado, o governo já havia perdido 80% de um lote de vacinas em 2023, resultando em prejuízos milionários. A falta de dados consistentes sobre o número de casos e óbitos e a escassez de testes também são questões levantadas pelo MPF, que agora busca entender o impacto dessas falhas na gestão da crise sanitária.
A investigação do MPF ainda tem o objetivo de evitar novas perdas de vacinas e melhorar o controle das ações de imunização. O Ministério da Saúde, por sua vez, afirma que está trabalhando para melhorar a distribuição e a compra de vacinas, e que está comprometido com a melhoria dos indicadores de cobertura vacinal e testagem no país.