MPF pede perda de cargo de nomeado por Lula após denúncia de desvios de R$ 6 milhões
Nomeado por Lula em julho, o coordenador do Fórum de Mudança do Clima, Sergio Luís de Carvalho Xavier, pode perder o cargo. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposta participação em esquema de desvio de mais de R$ 6 milhões.
No total, 10 pessoas são alvos da denúncia do MPF. As investigações apuraram fraudes em licitações e contratos para desvio de recursos do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Pernambuco, entre 2014 e 2017.
De acordo com o MPF, a verba seria usada nos projetos Relix Pernambuco de 2014 e 2017. As despesas, segundo apuração do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), foram feitas sem avaliação financeira, sem pesquisa de mercado e sem acompanhamento da execução financeiro orçamentária do projeto.
Segundo a procuradora da República Silvia Regina Lopes, os recursos foram desviados por meio da utilização de empresas de fachada. Na denúncia, recebida pela 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, o MPF pede condenação dos acusados por furto qualificado, perda de cargo ou função pública, perda de bens incompatíveis com seus rendimentos lícitos e pagamento de indenização em valor mínimo igual ao que foi desviado.