Musk chama Moraes de Darth Vader e declara: ‘As pessoas se importam com a verdade’
Após declaração, críticos ao ministro do STF chamam o bilionário de Luke Skywalker, em referência ao mocinho da saga ‘Star wars’
O empresário Elon Musk, proprietário da plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), compartilhou uma postagem destacando que o aplicativo é o mais popular para notícias no Brasil. Esse compartilhamento ocorreu logo após Musk pedir publicamente a renúncia ou impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em um ataque ao magistrado, Musk comparou Moraes ao personagem Darth Vader da saga “Star Wars”, um dos vilões mais emblemáticos da cultura pop.
Musk declarou que em breve a plataforma X publicará todos os pedidos feitos por Moraes e como eles supostamente violam a legislação brasileira. Ele acusou Moraes de trair repetidamente o povo brasileiro e sugeriu que o ministro deveria renunciar ou sofrer impeachment. Essas declarações provocativas geraram reações de apoiadores do presidente Bolsonaro e outros críticos de Moraes, que adotaram a comparação com Darth Vader e até mesmo a referência a Musk como Luke Skywalker, o herói que derrota Darth Vader na trama de “Star Wars”.
A tensão aumentou quando Moraes anunciou a abertura de um inquérito contra Musk por possível obstrução de justiça, após o bilionário afirmar que não acataria decisões judiciais brasileiras, como o banimento de certas contas na plataforma X. Moraes também incluiu Musk entre os investigados no inquérito sobre milícias digitais e estabeleceu multas para cada perfil reativado de forma irregular na plataforma. Musk ameaçou retirar a rede social do Brasil e, em resposta, Moraes teria buscado informações sobre como tirar o X do ar através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Essa escalada de confronto levou Musk a compartilhar tutoriais sobre o uso de VPNs, permitindo que os usuários acessem sites não disponíveis em sua região, como uma forma de garantir o acesso contínuo à plataforma X. A situação entre Musk e Moraes levantou questões sobre liberdade de expressão, controle de redes sociais e relações entre empresas de tecnologia e autoridades governamentais no Brasil.