‘Não há como acabar com a dengue que está aí há 40 anos’, diz ministra da Saúde
A ministra Nísia Trindade deu um desabafo que mais parece um desânimo generalizado. Segundo ela, a ideia de erradicar a dengue é tão realista quanto tentar capturar um peixinho dourado com uma peneira. “Não há como eliminar a dengue. Ela está por aí há 40 anos, ora forte, ora mais amena, mas sempre voltando com força”, declarou Nísia, frustrada, em uma reunião do G20 em Natal.
A ministra explicou que o plano nacional que está sendo desenhado não pretende acabar com a dengue, mas apenas reduzir o seu impacto, como se tentássemos segurar a água de um rio com as mãos. O foco será tanto no combate ao mosquito Aedes aegypti quanto na redução dos casos da doença.
Entre as medidas anunciadas, está a estratégia da Wolbachia, uma bactéria geneticamente modificada que será introduzida nos mosquitos para evitar que eles transmitam a dengue. “Vimos um aumento explosivo nos casos, que tem a ver com questões como urbanização e mudanças climáticas. A dengue é um desafio enorme, mas estamos preparados para enfrentar essa batalha, que é mais difícil do que tentar ensinar um peixe a andar”, concluiu Nísia.