Neuralink faz 1º implante de chip cerebral em humano

Neuralink faz 1º implante de chip cerebral em humano


No último domingo (28), a Neuralink realizou o primeiro implante cerebral em um ser humano, conforme anunciado por Elon Musk, fundador da empresa. O paciente está se recuperando bem, e os resultados iniciais mostram uma promissora detecção de picos de neurônios, de acordo com a publicação de Musk no Twitter.

O objetivo do implante da Neuralink é auxiliar pessoas com paralisia, como a tetraplegia. Denominado Telepatia, o chip é instalado por um robô em uma região do cérebro responsável pelo controle da intenção de movimento, permitindo que os usuários controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento.

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de saúde dos EUA, aprovou o teste do método em maio de 2023. Quatro meses depois, a empresa abriu inscrições para voluntários no estudo Prime, que terá uma duração de seis anos, com avaliações periódicas dos pacientes.

A Neuralink não divulgou informações sobre a condição do paciente que recebeu o implante cerebral. O estudo investigará simultaneamente o implante N1/Telepatia, o robô cirúrgico R1 e o software N1 User App.

A empresa enfrentou escrutínios relacionados aos seus protocolos de segurança, recebendo negativas da FDA ao longo dos anos e sendo multada por violar regras do Departamento de Transportes dos EUA. Em 2022, a Neuralink foi acusada de maus-tratos aos animais durante testes, e Musk afirmou que nenhum macaco morreu como resultado de um implante Neuralink, destacando a escolha de macacos “terminais” para minimizar riscos para os saudáveis.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags